Bom dia ! Hoje Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021 contato@marceloccunha.com.br
Temos o imóvel certo para você!

Notícias

Alugar ou financiar! O que é melhor?

Postada em 11/04/2021 às 22:38:41

Compartilhar:

Alugar ou financiar! O que é melhor?
Foto: Pinterest

Não há dúvidas que o sonho de conquista do imóvel próprio é sinônimo de segurança para muitos brasileiros, especialmente os mais velhos.

Com base em um estudo do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE), do ano passado, para os nascidos entre os anos 1940 e 1980) o sonho da casa própria está muito presente, enquanto para 82% dos jovens entre 16 e 24 anos querem fugir de financiamento imobiliário de até 30 anos.

Porém, no mesmo levantamento, 60% dos entrevistados independente da idade, aceitam se adaptar a um determinado imóvel de acordo com a fase da vida.

Nos dias atuais, lar se tornou sinônimo de casa, trabalho e lazer, e, mesmo com a pandemia, o setor da construção civil deve ter um crescimento expressivo, em torno de 4% em 2021, conforme projeção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

É evidente que locação traz uma liberdade de escolha e mobilidade, que o imóvel próprio não tem, mas, este último é infinitamente mais seguro.

Mesmo levando-se em consideração vários aspectos e perfis, em grande parte dos casos, o financiamento é a melhor opção.

E nunca foi tão barato financiar um imóvel como nos dias de hoje, onde os bancos disputam de forma acirrada por pessoas com capacidade de contratar um financiamento imobiliário.

Principalmente se este financiamento habitacional for realizado com taxas subsidiadas pelo Governo Federal por exemplo, como no Programa Casa Verde e Amarela.

Por mais burocrático que possa parecer a aprovação do seu crédito imobiliário, vale muito a pena aderir a este Programa Habitacional, pois, além das taxas de juros reduzidas, dependendo da renda familiar, o comprador pode ter ajuda financeira do Governo Federal em forma de subsídio.

Por isso é muito importante sempre consultar um profissional especializado neste segmento de mercado, para te apresentar as melhores opções de imóveis, com as menores prestações do mercado, muitas vezes, a prestação é menor do que o valor que você paga de aluguel.

Outro detalhe importante é o parcelamento da entrada, que varia de construtora para construtora, e pode ser feito em até 60 vezes. Lembrando que se você tem FGTS, o valor do seu fundo pode ser utilizado também como parte de pagamento.

Mas, se você é um profissional que atua sempre mudando de cidade, possivelmente, o aluguel seja a melhor alternativa. Então, se este é o seu perfil, busque por imóveis que sejam próximos ao trabalho, evitando assim longos períodos de deslocamento e altos custos extras com transporte.

Resumindo, a resposta é depende, e aqui não vou me valer de expressões batidas como, dinheiro pago de aluguel não tem retorno, ou que um financiamento imobiliário por 30 anos é muito tempo.

A decisão é sua, e deve ser feita de maneira pensada e planejada, consulte corretores de locação e de venda, fuja daqueles que identificam-se como especialistas em tudo, pois, mercado de locação e de venda de imóveis, são completamente autônomos e diferentes.

É mais ou menos como tratar de uma dor de cabeça no cardiologista!

Se este pequeno texto fez sentido para você, e caso você queira saber mais sobre compra de apartamentos, especialmente aqueles do Programa Casa Verde e Amarela, clique aqui e receba todas as informações.

Um grande abraço e até a próxima!

 

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp