Notícias

Banco Central reduz a taxa selic para 10,75% ao ano

Postada em 20/03/2024 às 21:59:55
Banco Central reduz a taxa selic para 10,75% ao ano

O Banco Central do Brasil (BC) decidiu hoje reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto percentual, estabelecendo-a em 10,75% ao ano. Essa ação marca a sexta diminuição consecutiva, trazendo a Selic ao seu nível mais baixo desde fevereiro de 2022. A decisão, tomada por unanimidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom), reflete uma resposta ao cenário econômico atual, tanto nacional quanto global.

O ajuste na Selic era amplamente antecipado pelo mercado, com expectativas alinhadas a uma política monetária mais flexível diante das incertezas econômicas mundiais. O Copom destacou a volatilidade do ambiente externo, mencionando a discussão sobre a flexibilização das políticas monetárias nas grandes economias e a trajetória de queda da inflação.

Importante notar, o comunicado do Copom introduziu uma mudança significativa ao limitar a expectativa de futuras reduções da Selic à próxima reunião, sugerindo uma abordagem mais cautelosa. Essa decisão reflete a necessidade de adaptabilidade diante das incertezas econômicas, mantendo uma política monetária contracionista para controlar a inflação.

O Copom também atualizou suas projeções de inflação, prevendo 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025, com a inflação de preços administrados estimada em 4,4% e 3,9% para os mesmos anos, respectivamente. O balanço de riscos para a inflação permanece simétrico, com preocupações tanto sobre pressões inflacionárias persistentes quanto sobre possíveis desacelerações econômicas globais que superem as expectativas.

Essa decisão sublinha a importância de uma política monetária flexível e cautelosa frente às incertezas domésticas e internacionais, visando a estabilidade econômica e o controle inflacionário no Brasil.

 

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Me Chame no WhatsApp